01 agosto 2016

                              Crochê

Crochê agora é uma tendência todos fazem crochê até menino está fazendo crochê.

Ai hoje trago uma matéria bem entesante para mostrar pra vocês uma historia bem interessante que fala sobre o crochê, achei importante essa matéria da Casa Vogue  vamos lê e aprender um pouquinho.



A acentuação na última sílaba denuncia: a palavra crochê deriva do francês (como se alguém ainda desconfiasse do contrário...). Crochê significa gancho, menção ao formato da agulha utilizada na confecção deste tipo de artesanato. A origem de tal técnica, no entanto, é desconhecida. Cogita-se que a secular arte possa ter vindo do Egito, da China, da Tunísia, das Arábias ou, até mesmo, do Peru. O que se sabe da história do crochê é a razão de sua expansão no continente europeu a partir do século 16.





Ensinada nos conventos, a arte predominantemente feminina se tornou um dos passatempos favoritos das damas das classes abastadas. Já no século 19, o crochê deu origem a uma verdadeira indústria em lugares como Irlanda, Inglaterra e França – um boom que se deve, em parte, à rainha Vitória, adepta da moda dos tecidos com esses bordados de cheios e vazios durante seu reinado. Com a Primeira Guerra Mundial, o crochê entrou em declínio e caiu no esquecimento durante praticamente todo o século 20, ficando relegado a grupos seletos de entusiastas.




Hoje, o trabalho manual que não requer nada além de agulha, linha e treino volta a fazer história e ganhar reconhecimento. Com a crescente valorização de tudo o que é artesanato, o crochê vem sendo redescoberto pelas novas gerações, adentrando lares espalhados pelo globo. Com ar descontraído, divertido e colorido, a tendência toma atualmente Paris, com muitos produtos vindos da África do Sul.





 É possível encontrar nas lojas e nas feiras de rua da Cidade-luz itens diversos, de cobertores com tom familiar a delicados vasos elaborados com fios de telefone – claro, usando o trançado do crochê.





Confira nas imagens uma seleção do que há de mais original em matéria de crochê à disposição nas lojas da capital francesa.





 coleção Cactus e Suculentos, da Associação Sul Africana Project, na Mataranha


Loja Elo7

Elo7

Produtos

Marcadores

Arquivo do Blog

Siga-me

Página Facebook

Canal YouTube

Posts Populares