15 junho 2016


                            Sedentarismo capitulo 2


Oi pessoal mais um, capitulo  que eu achei muito interessante do livros sedentarismo. Dr. Fernando Lucchese


                           

O sedentarismo é prejudicial á saúde!!!!

tudo mudou?

Tudo mudou...EXCERTO o nosso corpo. Ao deixar de realizar tarefas
físicas ,o corpo humano perde parte de suas funções, estando sujeito a uma série de alterações em todos os seus sistemas.

O acumulo de gordura provocado pela inatividade não se manisfesta apenas esteticamente. A deposição das gorduras também ocorre no interior de nossos vasos e artérias.

Essa deposição de gordura dificulta a passagem do sangue por entre as artérias, de maneira semelhante ao entupimento do encanamento de uma casa.

Se o fluxo sanguíneo for dificultado ou interrompido em alguns ponto da nossa rede arterial, é provável que o órgão suprido por essa artéria obstruída seja prejudicado, já que é através do sangue que recebemos oxigênio e nutrientes.

A interrupção do sangue nas artérias do cérebro provoca o derrame, e no músculo cardíaco, o infarto.


Os vasos sanguíneos   responsáveis pela a oferta de oxigênio e nutrientes ao músculo cardíaco são chamados de artérias coronárias.

A obstrução parcial ou total de uma ou mais artérias coronarianas poderá levar o coração ao infarto agudo do miocárdio. 


INFARTO DO MIOCÁRDIO

é a destruição ou morte de parte do músculo cardíaco, decorrente de interrupção do suprimento de sangue para aquela região

Os músculos do corpo inativos provocam dores musculares, lesões nas articulações, na coluna cervical, torácica e lombar. Provocam desgaste das articulações e formação de artroses, com consequente perda de movimentos 

Da mesma forma, a menor utilização do sistema cardiovascular diminui a contratilidade do músculo cardiovascular diminui a contratilidade do músculo  cardíaco e eficiência.

O sedentarismo compromete também o sistema respiratório, porque terminamos utilizando apenas uma terça parte de nossa capacidade
 respiratória.


É como se respirássemos com apenas um terço do nosso pulmão.

Passamos a ser mais suscetíveis a gripes e infecções pulmonares. 

Temos menor capacidades física para o exercício. O ar nos falta bem antes do fim do percurso.

O Sedentarismo diminui também a imunidade de nosso corpo. Indivíduos sedentários são mais propensos a infecções, câncer, além de infartos.

O sedentarismo aumenta as chaces do surgimento de lesões na coluna, osteoporose, hipertensão, diabetes, colesterol elevado e outras doenças. 

O sedentarismo associado a OUTROS FATORES DE RISCO pode levar o indivíduo à morte!


Quais são os fatores de risco


STRESS

A infelicidade e a frustração de quem leva uma vida agitada,com pouco tempo para lazer, a falta de exercício, instabilidade afetiva e dificuldades econômicas são as causas de stress.

Colesterol  


Colesterol é um tipo de gordura produzido  por seu fígado. Ele também está contido em certos alimentos que você come, tais como ovos, carnes e derivados de leite. Quando você come estes alimentos frequentemente, a taxa de colesterol em seu sangue aumente.

O colesterol é transportado no sangue em deferentes tipos de "pacotes", chamados de lipoproteínas.

No Brasil, utilizamos a mesma nomenclatura que tem origem na língua inglesa. A porção do colesterol LDL( low density lipoprotein=lipoproteína de baixa densidade)TRANSPORTA o colesterol PELO ORGANISMO, permitindo que ele se deposite dentro dos vasos. 

A porção do colesterol HDL (high density lipoprotein=lipoproteína de alta densidade) REMOVE o colesterol DA CORRENTE SANGUÍNEA, levando-o ao fígado para ser reprocessado. É uma espécie de faxineiro da circulação.  


Loja Elo7

Elo7

Produtos

Marcadores

Arquivo do Blog

Siga-me

Página Facebook

Canal YouTube

Posts Populares